Melo antecipa modelo de concessão do DMAE

Ao comentar a decisão sobre o modelo de concessão do DMAE à iniciativa privada adotado pela Prefeitura de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo considerou péssima as posições perdidas pela cidade no índice de tratamento de esgoto, conforme publicação do Instituto Trata Brasil com GO Associados.

Conforme o prefeito, foram dois anos de intenso debate e “estamos desenhando um modelo para manter 100% da produção da água pública”. O Dmae continua existindo, pontuou Melo.

Sobre a posição da cidade no Ranking do Saneamento, o prefeito disse que “a manutenção dos mesmos índices tem sido péssima e a extensão de rede tem sido zero” Para isso, conforme explicou, “a saída é entregar para o privado estender a  rede de esgoto mediante metas do marco regulatório, que é a lei federal que estabeleceu prazos rigorosos corretíssimos”.

Porto Alegre está tratando só 50% do esgoto e para Melo é preciso passar de 90%. “Entregar o esgoto para o privado, acho corretíssimo. Entregaria também a extensão de rede de água. Hoje, não chega água na ponta por falta de pernas do Dmae”. Ele considera que “essa é a modelagem possível. Entregando a água, o volume do dinheiro para o leilão seria muito grande. Preferimos fazer uma concessão parcial, segura. Essa é a modelagem que estamos construindo em uma fase quase final”, assegurou.

Foto: Guilherme Almeida

Compartilhe