Por que o saneamento importa ao viajar? E como você pode ajudar

No dia 13 de junho comemoramos o Dia do Turista, uma data dedicada a todas as pessoas que buscam viajar, conhecer novas culturas e viver diferentes experiências. Além do lazer, ao planejar uma viagem, é fundamental que o turista se informe sobre a situação do saneamento básico nos destinos turísticos.

Destinos turísticos com bons indicadores são mais seguros e atrativos, proporcionando viagens livres de problemas de saúde. A falta de água e esgotamento sanitário pode causar surtos de doenças, poluição de praias, rios e lagoas e prejudicar a experiência dos visitantes, além de impactar negativamente a economia local.

E como se informar sobre a situação de saneamento das cidades brasileiras? O Painel Saneamento Brasil, plataforma do Instituto Trata Brasil, contempla e disponibiliza dados sobre a infraestrutura básica em 893 localidades brasileiras. O acesso é fácil e rápido, oferecendo dados para o turista escolher o destino da sua próxima viagem de forma consciente.

Além de pesquisar sobre os serviços básicos do destino, é fundamental adotar práticas sustentáveis durante a viagem. Confira algumas recomendações:

Não descartar lixo em praias, rios, trilhas e ambientes naturais;

Economizar água e valorizar estabelecimentos que também adotam essa postura;

Denunciar situações de descarte irregular de resíduos ou poluição;

Compartilhar boas experiências e alertar sobre problemas de saneamento em avaliações, redes sociais e entre amigos.

A melhoria da balneabilidade das praias, a despoluição dos rios e córregos e a oferta universal de água tratada são pré-condições para o pleno desenvolvimento das atividades de turismo. O turista bem informado sobre saneamento contribui para a própria saúde, para a preservação dos destinos visitados e para incentivar melhorias estruturais.

Fonte: Instituto Trata Brasil

Compartilhe