Projeto itinerante da Corsan ensina a transformar óleo de cozinha em sabão ecológico

O programa socioambiental De Olho no Óleo, desenvolvido pela Corsan, vem promovendo oficinas em escolas e comunidades para ensinar o reaproveitamento do óleo de cozinha usado na fabricação de sabão ecológico. O objetivo é conscientizar estudantes e a população sobre os impactos do descarte irregular do óleo na natureza, na água e nas redes coletoras de esgoto.
As atividades incluem também palestras sobre o tema. Os participantes recebem noções de reciclagem de lixo, tempo de decomposição de objetos descartados (como o plástico, por exemplo) e os efeitos que o óleo pode causar ao meio ambiente quando é jogado em pias ou vasos sanitários.
Descartar o óleo de cozinha desta maneira provoca o extravasamento de esgoto para ruas ou residências e danos ao meio ambiente. E um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável.

Com a reutilização do óleo que seria jogado fora, as pessoas podem confeccionar o sabão ecológico para consumo próprio e também como fonte de renda familiar alternativa. Por isso, os participantes das oficinas também recebem dicas sobre empreendedorismo e marketing e um kit para auxílio na elaboração do sabão, contendo uma forma de silicone, um funil, embalagens e adesivos para os produtos. Também levam uma cartilha com o conteúdo do curso e certificado
Com a reutilização do óleo que seria jogado fora, as pessoas podem confeccionar o sabão ecológico para consumo próprio e também como fonte de renda familiar alternativa. Por isso, os participantes das oficinas também recebem dicas sobre empreendedorismo e marketing e um kit para auxílio na elaboração do sabão, contendo uma forma de silicone, um funil, embalagens e adesivos para os produtos. Também levam uma cartilha com o conteúdo do curso e certificado.

Compartilhe