Quando falta luz, acaba faltando água. Por que?

Nas últimas semanas, alguns estados foram castigados por ventos e chuvas acima da média histórica. Estes fenômenos atmosféricos trouxeram muitos transtornos à população, principalmente a falta de água e luz concomitantemente. E, também, dúvidas sobre o porquê de isso acontecer de forma conjunta. No conteúdo abaixo, vamos explicar de forma objetiva porque quando falta luz, é bem possível que falte água também.

Todo o sistema de abastecimento de água depende de motores e automação que só funcionam com energia elétrica. Quando falta energia, as bombas param de trabalhar e a captação de água é interrompida. O nível dos reservatórios baixa completamente até que a água cessa, deixando de chegar aos imóveis.

Canos ficam vazios – O esvaziamento dos canos gera pressão extra dentro da tubulação, o que pode danificar ou até romper os dutos quando a água volta a ser bombeada. Para minimizar esses riscos, o bombeamento é ajustado de forma lenta e gradual, com o objetivo de manter as estruturas do sistema de abastecimento preservadas. Portanto, esse tempo é necessário para evitar novas avarias que limitem o sistema e a prestação de serviço à população.

Quando a energia volta – Com o restabelecimento da energia elétrica, os motores que fazem o sistema de água funcionar são ligados novamente e passam a captar, bombear e distribuir água, até que toda a extensão dos canos das redes sejam preenchidas e preencham também reservatórios, até que a água chegue novamente às torneiras dos consumidores.

Compartilhe