Satélite contratado pela Corsan localiza cerca de 400 possíveis vazamentos ocultos em dez cidades da serra gaúcha

O satélite com tecnologia israelense , que vem sendo utilizado pela Corsan desde março deste ano para localizar vazamentos ocultos nas redes de água, fez uma varredura em dez cidades da Serra Gaúcha, onde identificou ao todo cerca de 400 pontos onde podem estar ocorrendo escoamentos. Foram verificados 1.961 quilômetros de redes, incluindo Vila Flores, Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis, Nova Prata, Garibaldi, Carlos Barbosa, Barão, Farroupilha e Bento Gonçalves. Os 400 pontos apontados equivalem a 138 quilômetros de tubulação.
Esse satélite contratado pela Corsan é munido de softwares inteligentes, acoplados a radares. É capaz de escanear o subsolo com precisão, por meio de emissão de microondas, que identificam água potável em contato com o solo a até três metros de profundidade.
Essa nova tecnologia usada para evitar desabastecimentos e desperdício de água foi desenvolvida originalmente para procurar água em Marte. Com base nas indicações de possíveis vazamentos, as equipes da Companhia estarão mobilizadas nos próximos dias para verificar as tubulações com o uso de geofone – equipamento que mostra onde estão os escoamentos, por meio de vibrações sonoras. O aparelho contém fones de ouvido, sensor, amplificador e filtro de ruídos. A partir daí, serão feitos os consertos em todas as redes.
Fonte: Corsan

Compartilhe